sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Marimbá

Marimbá   (Diplodus Argenteus)

Habitat: O marimbá é uma espécie costeira de águas rasas que vive junto ao fundo coralino, rochoso e/ou arenoso. Muito procurado pelos pescadores de costão, o marimbá também é muito apreciado pelos que pescam embarcados em cima de lajes e formações rochosas. Ocorre em todo o litoral Brasileiro e pode ser pego durante todo o ano.
Características: Corpo alto, ovalado e achatado. Corpo branco-prateado com o dorso mais escuro e uma evidente mancha negra próxima a cauda. Podem atingir até 40 cm de comprimento e pesar 1,5 Kg. Tem uma boca miúda e dotada de dentes fortes que o auxiliam no trabalho de desprender mariscos das pedras. Quando adultos, são encontrados ainda em praias mais rasas e com incidência de algas, mariscos e tatuís, sua alimentação predileta. Além destes alimentos, os marimbás comem camarões e pequenos peixes.
Dicas: Por ter boca miúda, aconselhamos o anzol número 10 para os exemplares de médio para grande porte. De costão, aconselhamos o sistema de um único anzol com chumbo oliva solto na linha. As iscas mais eficientes são tatuís, mariscos, camarões e filés de sardinha. Colocar bem a isca no anzol é fundamental devido ao tamanho pequeno de sua boca.

3 comentários:

  1. eu pesco muito ilhado,geralmente apesar do nome vou muito à ilha dos pargos e è uma ilha que dà muito marimbà chinelo.

    ResponderExcluir
  2. e um peixe muito saboroso de carne branca

    ResponderExcluir
  3. Costumo pescar esse peixe atrás da igreja de Saquarema lá tem bastante.

    ResponderExcluir