terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pargo

Pargo  (Pagrus pagrus )   

Habitat: Os pargos juvenis encontram-se normalmente em zonas pouco profundas e abrigadas, migrando depois para zonas mais profundas ao longo da vida. Na sua fase adulta, o pargo habita, sobretudo, profundidades entre os 50 e os 150 metros de profundidade, mas podem ser encontrados peixes desta espécie até aos 250 metros de profundidade.
Características: É um peixe muito procurado pelo sabor de sua carne, que chega a ser exportada. Sua pele possui uma coloração rósea e é encontrado em locais de águas rasas até 200 metros de profundidade. Andam em cardumes o que facilita sua pesca por meio de anzóis médios. Os maiores exemplares podem chegar a oito quilos. Estes só são encontrados longe da costa em águas mais profundas. Os menores são facilmente encontrados nas ilhas costeiras. Podem ser pescados com iscas de sardinhas, camarões e lulas.
Técnicas de pesca: Para a pesca de pargos, normalmente, precisa-se de barco. Para locais rasos e próximos da costa, não se precisa de um caniço muito pesado. Um modelo curto e médio, munido de carretilha ou molinete com linhas de espessura até 0,35 mm são mais do que suficientes. Um chicote com até 5 anzóis, iscados com lulas, camarões ou sardinhas já provam sua eficiência. A pesca não chega a ser das mais emocionantes em função do tipo de esforço que estes peixes oferecem.
Dica: Quando parte-se para uma pesca em locais profundos de até 100 metros ou mais de profundidade, em busca de parceis ou fundos de cascalho, é possível pegar espécimes maiores. As iscas de preferência, devem ser filés de sardinhas ou lulas.
Melhor época: A época mais adequada para a pesca desta espécie é o inverno. Estando presente em toda a costa brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário