Olho de Boi (Seriola dumerili)
Habitat: Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina), porém a sua maior incidência se dá no Nordeste. Freqüentam regiões pedregosas, um pouco afastadas da costa, onde se alimentam de pequenos peixes.
Características: Peixe de escamas, corpo alongado, robusto e um pouco comprimido. A coloração é prateada, azul esverdeado escuro, clareando nos flancos e no ventre. A principal característica é uma faixa escura que se estende da maxila superior, passando pelo olho e alcançando a base da nadadeira dorsal. O olho-de-boi alcança até 2,0m de comprimento e 80kg. Normalmente andam em cardumes pequenos de exemplares de mesmo porte. A carne é bastante apreciada para o preparo de sushi.
Técnicas de pesca: Deve-se utilizar equipamento de ação média/pesada composto por varas para linhas de 12 a 30Lbs, carretilhas ou molinetes com capacidade para armazenar 100m de linha com 0,40mm de diâmetro e anzóis tamanho 5/0 a 10/0. Podem-se utilizar tanto iscas artificiais de meia água e superfície, quanto a iscas naturais de sardinhas e outros pequenos peixes. Procede-se arremessando junto à parceis e ilhas, locais freqüentados pelos pequenos peixes procurados pelo Olho-de-boi.
Dica: Ao capturar um exemplar, execute novos arremessos no mesmo local, já que este peixe costuma andar em cardumes.
Melhor época: Durante todo o ano, porém nos meses de inverno, a incidência é maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário